Com o intuito de minimizar o impacto da pandemia na sociedade, o projeto #paporetocovid19 é a primeira ação que nasceu das diferentes frentes de atuação que criamos para encarar esta crise (conheça todas as iniciativas aqui).
A primeira entrega da #galeraquefaz teve a comunidade de Heliópolis como foco. Em parceria com a Unas (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região), um de nossos squads identificou o enorme ruído de comunicação sobre o real impacto da Covid-19 dentro da comunidade, tanto pela falta de acesso às informações quanto principalmente pela linguagem utilizada pelos porta-vozes e autoridades de saúde competentes, fazendo com que grande parte desse público não compreendesse o recado: os riscos e a gravidade representada pela Covid-19. Por meio de processos de pesquisa e cocriação ágil, social listening e entrevistas com líderes comunitários, chegamos à iniciativa #paporetocovid19.
O grupo de trabalho responsável pelo projeto, formado por profissionais da criação, atendimento, operações e finanças, com a ajuda da Unas, mergulhou na realidade da comunidade para chegar a uma solução adequada. Entenderam que, como Heliópolis é quase uma cidade (tem aproximadamente 200 mil habitantes) a informação sobre o Coronavírus não estava chegando ou sendo entendida pela maioria. E concluíram então que o material a ser criado deveria não apenas encontrar a linguagem escrita e visual ideal para esse público, mas também os canais. Neste contexto, viram que as redes sociais seriam extremamente estratégicas, além das ruas, já que muita gente estava saindo de casa. Assim, conseguiram chegar às mensagens que poderiam ser aplicadas e adaptadas tanto para mídia digital quanto para cartazes físicos.
O squad dedicado ao projeto desenvolveu diversas mensagens com conteúdo informativo sobre os riscos, formas de contaminação e maneiras seguras de evitar o contágio, além da estratégia de veiculação. E, acionando fornecedores parceiros, produziu centenas de pôsteres que foram espalhados em pontos específicos e de grande circulação dentro da comunidade escolhidos pela própria associação.
Pensando em ir além, o time responsável já planeja uma segunda etapa, baseada nos aprendizados da fase inicial. Querem usar novas formas de comunicação que produzem alto impacto por lá, como carros de som. Já estão em contato com artistas influentes de Heliópolis para gravarem áudios com as mensagens, que também poderão ganhar mais visibilidade por compartilhamento no Whatsapp.
Criada para Heliópolis, a comunicação #paporetocovid19 pode ser adaptada e replicada em outras comunidades, pode alcançar muitas pessoas, pode amplificar seu impacto e muito. Você conhece alguma comunidade precisando de ajuda para mandar um recado simples e direto sobre a prevenção do coronavírus? Ajude a alastrar então: compartilhe o material com todos líderes comunitários, ativistas, com instituições de sua rede, com que puder. Vamos unir forças! Clique no botão abaixo e reuse nosso papo reto: